“Revisão integrativa sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados ao Desenvolvimento”.
Desenvolvimento, Análise do Comportamento, behavioral traps, pivotal behaviors, cumulative-hierarchical learning, behavioral cusp.
O estudo do Desenvolvimento Humano pela Análise do Comportamento focou-se inicialmente em pesquisas experimentais sobre comportamentos típicos de bebês. Adicionalmente, desde a década de 60 foram propostos alguns conceitos relacionados ao Desenvolvimento buscando explicar as mudanças comportamentais consideradas desenvolvimentais. O objetivo desta pesquisa é investigar por meio de revisão integrativa no portal de Periódicos da CAPES o uso dos conceitos analítico-comportamentais behavioral traps, pivotal behaviors, cumulative-hierarchical learning e behavioral cusp e avaliar como eles se relacionam entre si. A coleta de dados envolverá o levantamento de informações para cada artigo, como periódico em que foi publicado, objetivo de pesquisa e contexto em que o termo é utilizado, entre outras. A partir destas informações ocorrerá a análise de similaridades e diferenças no uso de cada conceito para, então, relacioná-los entre si. Embora os conceitos analisados sejam analítico-comportamentais, esta pesquisa será orientada por um viés interdisciplinar integrando contribuições da Análise do Comportamento e da Etologia.