ASSOCIAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DO MEMBRO INFERIOR COM OS EVENTOS ACELEROMÉTRICOS DURANTE O SALTO DE CONTRAMOVIMENTO
Salto vertical; salto de contramovimento; Sensores inerciais; Plataforma de força; Eletromiografia, Movimento humano.
Atualmente, as técnicas utilizadas na análise do movimento têm evoluído quanto ao armazenamento e processamentos de dados, indispensáveis para compreensão de parâmetros do movimento. No estudo do movimento, o salto vertical, está presente em diversas modalidades esportivas. Nesse sentido, a avaliação do salto tem sido classicamente realizada utilizando plataforma de força e sistemas de eletromiografia, onde ambos são considerados confiáveis e são utilizados em suas análises. Contudo, tanto a plataforma de força como a eletromiografia apresentam um alto custo e por esse motivo, novas possiblidades têm sido levantadas para tentar baratear a avaliação do salto. Uma delas são as unidades de medição inerciais, como os acelerômetros comerciais, denominados de sensores inerciais, capazes de analisar o movimento e poder descrever o movimento. Neste projeto objetiva-se descrever as associações da ativação eletromiográficas do membro inferior e os eventos acelerométricos durante o salto de contramovimento. Serão avaliados 15 participantes com idade entre 18-40 anos. O teste consistirá na execução do salto vertical de contramovimento (Countermovement Jump, CMJ), analisados em sensores inerciais, plataforma de força e sistema de eletromiografia. Através da plataforma de força serão identificadas as fases do CMJ. Através do sensor inercial será buscado identificar os componentes transitórios acelerométricos que possam ser usados para identificar as fases do salto determinadas pela plataforma de força. Através da eletromiografia, serão investigadas as ativações dos músculos retofemural, gastrocnêmio, tibial anterior e semitendinoso de ambos os lados. Para cada componente transitório acelerométrico, será identificado quanto tempo deste componente apresenta ativação confiável de cada músculo estudado.