Avaliação de Modelo Suplementar de Ensino da Leitura e Escrita para Escolares de Risco
fracasso escolar, resposta à intervenção, leitura, escrita, ensino
A prevenção do fracasso acadêmico nos anos iniciais de escolarização é priorizada pelo sistema educacional, educadores e famílias, mais ainda desde a conjuntura de emergência sanitária em que adotou-se a suspensão temporária das atividades escolares presenciais. Estratégias educacionais suplementares preventivas que visam minimizar os possíveis déficits de pré-requisitos atendem a essa prioridade. Este projeto visa desenvolver um programa de suplementações baseadas em evidências, para desenvolver pré-requisitos para a leitura e escrita e reduzir o risco de fracasso escolar em escolares do 1º ano do Ensino Fundamental I. O programa RTI (Response to Intervention), que utiliza o paradigma da consciência fonológica para propor níveis de suplementação que dependem da resposta dos estudantes à instrução, e o GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador), de ensino programado de habilidades básicas de leitura. Os estudantes da classe serão submetidos a um levantamento de repertório de habilidades básicas para leitura e escrita e receberão duas sequências de aplicação das ferramentas de suplementação de ensino, uma iniciando pelo RTI e passando para o GEIC, e outra na ordem inversa. A análise dos resultados será por meio da comparação dos resultados obtidos nas duas sequências.