Efeitos de justificativas presentes em histórias infantis sobre o brincar social de crianças com o Transtorno do Espectro Autista
Justificativas; Histórias infantis; Brincar Social; Transtorno do Espectro Autista; Intervenção Mediada por Pares
Justificativas são propriedades formais de regras, constituídas por relatos antecedentes verbais de eventos atuais, históricos e futuros, podendo alterar função de estímulos, determinar a topografia de um comportamento e a probabilidade de um evento ocorrer e ser mantido. Histórias infantis, de um modo geral são repletas de justificativas do Tipo 5, que são definidas como relatos de comportamentos a serem observados. Estudos tem apontado que elas são eficazes em evocar e controlar comportamentos que tem baixa probabilidade de ocorrer. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos de justificativas do Tipo 5 em histórias infantis sobre comportamentos de brincar social em crianças com TEA. Participaram desta pesquisa quatro crianças com TEA e cinco crianças típicas, entre 5 e 7 anos de idade, divididas em duas condições experimentais. As duas condições diferiam quanto a realização, ou não, de teste de generalização. Para avaliar o repertório inicial das crianças foram utilizados como instrumentos o VBMAPP, Teste de Compreensão de Histórias e o Teste de Seguimento de Instruções. Foram realizadas ao todo 14 sessões de coleta de dados, divididas em cinco etapas: Etapa 1: captação dos participantes; Etapa 2: testes de requisitos, tem o objetivo de verificar se os participantes correspondem aos critérios de exclusão/inclusão; Etapa 3: linha de base, o objetivo é avaliar o repertório de interação social antes da intervenção; Etapa 4: intervenção com as justificativas do Tipo 5 e sondagem dos comportamentos de brincar social; Etapa 5: teste de generalização (realizado apenas na Condição I). O comportamento de brincar social era avaliado em uma situação de interação social entre uma criança típica e uma com TEA. Os resultados mostraram que as histórias infantis foram eficazes em aumentar a duração de alguns comportamentos-alvo, tendo correlação significativamente estatística entre a quantidade de histórias apresentadas e o tempo de duração de comportamentos de brincar social. No entanto, para os comportamentos de aproximar-se do par e convidar para brincar não foi observado efeito. Os resultados indicam que as histórias infantis com justificativas do Tipo 5 podem ser parcialmente efetivas quando utilizado pares típicos treinados.