Teste de Equivalência e exame eletrofisiológico em pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral com e sem comprometimento cognitivo.
Acidente Vascular Cerebral. Equivalência de Estímulos. Eletrofisiologia.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma disfunção neurológica causada por uma anormalidade na circulação cerebral. Cerca de 30% das vítimas apresentarão comprometimento cognitivo três meses após a lesão e 10% algum tipo de demência. Na área da Neurociência e Comportamento, estudos têm sugerido que a onda N400 é ativada tanto em tarefas de escolha semântica quanto em teste de equivalência. O presente estudo objetivou verificar a eficácia de um protocolo de ensino de relações condicionais arbitrárias em uma população pós AVC e realizar registros eletrofisiológicos antes e após treino das relações condicionais. Para tanto, dezoito participantes (nove em cada estudo) foram divididos em três grupos – Grupo Controle (GC), composto por adultos saudáveis; e dois Grupos Experimentais, sendo um com pacientes de AVC sem comprometimento cognitivo (GE1) e outro com comprometimento cognitivo (GE2). No Estudo 1, todos os participantes foram expostos a uma estrutura de treino de relações condicionais arbitrárias do tipo AB, AC e AD, e posterior teste de equivalência. O Estudo 2, era idêntico ao Estudo 1 no que se refere ao protocolo de ensino de relações condicionais utilizado, a diferença constou na realização de registros eletrofisiológicos nos participantes, antes e depois do procedimento comportamental. Os resultados do Estudo 1 e 2 sugerem que o protocolo de ensino utilizado foi eficaz no estabelecimento de relações condicionais arbitrárias e formação de classes de equivalência para os participantes dos Grupos GC e GE1, e não eficaz para os participantes do GE2. No Estudo 2, quando comparadas as latências e amplitudes de onda dos participantes no momento da apresentação de pares de estímulos equivalentes e não equivalentes, dois participantes do GC apresentaram diminuição da latência e aumento da amplitude de onda, um participante do GE1 apresentou aumento da latência e da amplitude e um participante do GE2 apresentou aumento da latência diminuição da amplitude de onda. Estes resultados replicam os de outros estudos em relação a sensibilidade do procedimento de pareamento segundo o modelo na avaliação de habilidades cognitivas em populações com distúrbios neurocognitivos e, também, reafirmam a aplicabilidade da técnica do PRE na mensuração da atividade cerebral durante uma atividade que envolve aprendizagem.