Transferência de aprendizagem – revisão sistemática em análise do comportamento e neurociências.
transferência de aprendizagem; neurociências; análise do comportamento; revisão sistemática.
O fenômeno da transferência de aprendizagem, comumente definido como o desempenho previamente treinado sendo emitido em um contexto onde não houve treino, relaciona-se a qualquer contexto em que se objetive modificar comportamentos. Em análise comportamental, o conceito se refere a pelo menos seis fenômenos distintos: generalização de estímulos, indução, irradiação, generalização funcional, equivalência de estímulos e learning-set. Em neurociências, as categorias principais de aprendizagem (perceptual, estímulo-resposta, motora e relacional) propõe formas de transferência ou retenção de aprendizagem em outro nível explicativo, complementar e necessário para a compreensão mais ampla do fenômeno. Entretanto, apesar de ser um critério para avaliar a eficácia de intervenções e de procedimentos comportamentais em geral, a definição acerca do que é transferência de aprendizagem exige refinamentos, tanto a partir de revisões sistemáticas quanto de investigações empíricas básicas e aplicadas. No que se refere às revisões sistemáticas, o uso desse modo de investigação se justifica pela abrangência dos dados abarcados e pelo baixo uso dentro da análise comportamental. A revisão sistemática eficaz consolida definições conceituais pertinentes e abre novas possibilidades e prioridades de investigação, por meio da comparação sistemática de dados empíricos, teóricos e aplicados dentro de uma área de conhecimento específico. No que se refere à transferência de aprendizagem, tal consolidação tende a ser mais refinadas na presença de mais de um nível de análise do fenômeno, um recorte pertinente, considerando a determinação múltipla do comportamento, e necessário, uma vez que a importância da transferência de aprendizagem a transforma em um objetivo de investigações em outros domínios, como a neurociência e os estudos de memória. O presente projeto propõe-se a investigar, por meio de uma revisão sistemática em periódicos com alto fator de impacto nas áreas de análise do comportamento e de neurociências, o fenômeno de transferência de aprendizagem com base em dois enfoques: todos os trabalhos de revisão teórica disponíveis nos periódicos desde suas edições iniciais e todos os trabalhos de investigação empírica disponíveis nos periódicos durantes os últimos dez anos (2005-2015). Os periódicos selecionados foram aqueles categorizados como A1 pela Qualis-CAPES, segundo lista atualizada em 2014, nas áreas de Psicologia e Ciências Biológicas II, por meio de descritores referentes aos seis diferentes tipos de transferência de aprendizagem analítico-comportamentais e aos quatro modelos de aprendizagem descritos em neurociência. As categorias analíticas serão organizadas em duas seções principais: Diferenciação entre tipos de transferência de aprendizagem em análise do comportamento e Diferenciação entre tipos de transferência de aprendizagem em neurociências. A sistematização desses dados em função das categorias específicas direcionará o último objetivo específico, a descrição de possíveis mecanismos correlatos entre as duas áreas e uma proposta de modelo integrado entre ambas para compreensão da transferência de aprendizagem.