Inserção de Estímulos Abstratos em Categorias Naturais: Favorecendo a Formação de Classes Arbitrárias em Macaco-Prego
Categorização, Comportamento simbólico, Formação de classes arbitrárias, Modelo animal, Macaco-prego.
Empiricamente, uma das formas de investigar os aspectos ontogenéticos e filogenéticos do comportamento simbólico é por meio do estudo da formação de classes arbitrárias em animais. Parte do desafio em alcançar esse repertório em animais reside na elaboração de protocolos de ensino isentos de fontes indesejadas de controle de estímulo. Este estudo teve como objetivo observar o processo de categorização em macaco-prego, a partir de uma gradual desnaturalização dos estímulos utilizados, até a completa ausência de similaridade entre as imagens apresentadas e a categoria conceitual em si. Foram utilizados dois macaco-prego com histórico experimental em tarefas de categorização. O procedimento aplicado foi uma tarefa de discriminação simples simultânea dividida em blocos de tentativas com características específicas para cada contexto de ensino. Os sujeitos foram expostos a imagens de categorias naturais paradigmáticas, intermediárias, silhuetas, ícones e uma letra representante de cada categoria. Medidas de correção foram aplicadas a cada necessidade de reajuste apresentada pelos sujeitos. Os resultados encontrados mostram que os sujeitos concluíram as cinco fases em um número relativamente baixo de sessões, se levarmos em consideração a complexidade do desempenho exigido. Na fase das letras, diante da alternância de tentativas naturais e puramente abstratas, só foi observado responder quase isento de erros em uma categoria com um único sujeito. Por mais que não se tenha observado responder emergente nas demais categorias, todos os critérios foram alcançados em um volume relativamente baixo de tentativas.