Investigação sobre vieses cognitivos no julgamento de discentes do Curso de Bacharelado em Direito
Heurísticas e vieses cognitivos; Economia Comportamental; Ensino jurídico.
Este trabalho teve por objetivo investigar vieses cognitivos em julgamentos de discentes do Curso de Bacharelado em Direito através do desempenho em um caso jurídico simulado com informações incertas e ambíguas. Ele se fundamentou nos estudos em Economia Comportamental sobre tomada de decisão humana a partir de heurísticas e vieses cognitivos em situação de incerteza e ambiguidade. Participaram 63 discentes, sendo 27 concluintes e 36 calouros. O projeto usou da Escala de Intolerância à Incerteza (IUS-12), a Critical Thinking Disposition Scale (CTDS) e um Caso Jurídico Simulado como instrumentos de levantamento de dados. Estes foram analisados a partir de Análise Fatorial Exploratória, Teste de Mann-Whitney e Correlação Policórica. Os resultados demonstraram que alunos tiveram baixa resistência aos vieses e não houve diferença significativa no desempenho de alunos concluintes com alunos calouros.