AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
desempenho motor; coordenação motora; teste motor; teste KTK; TDAH; crianças.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no desenvolvimento do indivíduo e impacta negativamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais. A avaliação da coordenação motora pode auxiliar no diagnóstico e tratamento uma vez que não há parâmetros de coordenação motora que possam ser utilizados no auxílio do diagnóstico pelos critérios comportamentais. Não há muitos estudos que correlacionem desempenhos motores e TDAH. O presente projeto busca avaliar a coordenação motora de crianças de 5 a 14 anos com TDAH e comparar o desempenho motor destas com crianças de desenvolvimento motor típico. Para isso será utilizado o teste Körperkoordinationtest für Kinder (KTK), composto por quatro tarefas (equilíbrio sobre a trave, salto monopedal, salto lateral e transferência lateral em plataforma). Juntamente ao teste motor será utilizado um dispositivo móvel com aplicativo de acelerometria para coletar dados sobre a oscilação corporal durante os teste com o objetivo de refinar a leitura dos dados de desempenho motor. Os dados serão analisados no pacote estatístico R®3.6.1 por regressão múltipla. “Idade”, “sexo”, “presença ou não de TDAH”, “uso de medicamento”, e “maturação” serão os preditores da variável dependente “coordenação motora”.