Alfabetização Científica e Confiança em Ciência de universitários e não universitários em Belém/PA
Educação científica; Confiança na Ciência; Alfabetização científica; Estudantes universitários.
Nos últimos anos, devido principalmente à ocorrência da pandemia do SARS-Cov-19, houve um aumento dos questionamentos sobre a eficácia de produtos e tratamentos baseados na Ciência. Especificamente, o Brasil, se destacou nessa crise mundial de saúde, o que gerou e gera números muito negativos durante e após a distribuição dos imunizantes, indicando uma preocupante falta de adesão e conhecimento sobre a Natureza da Ciência e as tecnologias produzidas a partir da Ciência. O presente projeto se trata de um estudo quantitativo e não experimental que pretende investigar a relação entre o tempo de graduação, os níveis de alfabetização científica e a confiança em Ciência de estudantes universitários de uma instituição pública e se propõe a comparar os resultados com um grupo proporcional de pessoas que possuam o ensino médio, mas não cursaram nível superior, na cidade de Belém/Pará. Os participantes serão submetidos a um questionário sociodemográfico contendo perguntas de características mais gerais e de identificação dos respondentes; além de variáveis socioeconômicas, de viés religioso e posicionamento político-ideológico. Para avaliar os níveis de Alfabetização Cientifica os participantes responderão ao Teste de Alfabetização Científica Básica, que é composto de 45 itens, com itens dispostos no modelo verdadeiro ou falso, abarcando três níveis: Conteúdo da Ciência, Natureza da Ciência e Impacto da sociedade e ambiente. Para mensuração dos níveis de confiança será aplicada a Trust in Science and Scientists Inventory de Nadelson e colaboradores, que avalia os níveis de confiança na Ciência em estudantes universitários através de 21 sentenças. A pesquisa envolverá quatro grupos, dois grupos de estudantes de Ciências Naturais, um grupo de ingressantes e outro de concluintes, além de outros dois grupos composto por pessoas que não cursaram ensino superior, mas possuem nível médio completo, sendo esses grupos: um com idade equivalente à média dos estudantes ingressantes e outro equivalente à média de idade dos estudantes concluintes. Posteriormente os dados serão inseridos no SPSS v. 22, para criação de bancos de dados e consequentemente sejam realizados testes de correlação entre o tempo de graduação, a Alfabetização Científica e a Confiança em Ciência.