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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA TATIANA DOURADO GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA TATIANA DOURADO GONÇALVES
DATA: 08/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A percepção de professores e familiares sobre as O desenvolvimento infantil nas experiências adversas.


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Infantil; Professores; Família; experiências adversas.


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O desenvolvimento infantil é fortemente influenciado pelos cuidados recebidos na primeira infância, onde a ausência, inadequação ou insuficiência desses cuidados pode impactar negativamente na capacidade da criança de aprender, de se relacionar e de regular suas emoções. O estudo tem como objetivo geral caracterizar o desenvolvimento infantil em diversas dimensões e compreender as percepções de professores e familiares sobre o desenvolvimento e as experiências adversas de crianças que frequentam uma pré-escola. Especificamente, visa caracterizar o perfil sociodemográfico dessas crianças, levantar os marcos de desenvolvimento e experiências adversas que enfrentam, descrever a compreensão dos professores e familiares sobre o desenvolvimento infantil e identificar as estratégias de intervenção utilizadas por professores e familiares para lidar com essas experiências adversas. O estudo é de natureza mista e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa sequencial. A pesquisa será realizada em Caxias, Maranhão, numa escola privada de educação infantil. Participarão da pesquisa pais, responsáveis e professores das crianças, com critérios específicos de inclusão e exclusão para cada grupo. A coleta dos dados, apresenta uma etapa quantitativa que acontecerá em duas fases: inicialmente, será realizada a análise documental sobre o perfil sociodemográfico das crianças, a partir da ficha de matrícula constante na escola. A posteriori, se fará a aplicação do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Na abordagem qualitativa, em um segundo momento, serão realizados dois grupos focais, o primeiro grupo composto por professores da educação infantil, e o outro, composto pelos familiares das crianças matriculadas na pré-escola. Os grupos discutirão sobre a percepção do desenvolvimento e estratégias para situações adversas. Para a condução dos grupos focais, será adotada uma abordagem com entrevistas semiestruturadas direcionadas para um foco específico alinhado ao tema da pesquisa, apresentando uma pergunta inicial aberta e propiciando aos participantes a expressão livre de suas perspectivas. As narrativas serão analisadas por meio do método fenomenológico experimental a partir de Amadeo Giorgi, que segue quatro etapas: 1) estabelecimento do sentido geral; 2) determinação das unidades de significado; 3) transformação das unidades de significado em expressões de caráter psicológico; 4) determinação da estrutura geral de significados psicológicos. A análise dos dados na etapa quantitativa será realizada a partir da inserção das informações da ficha de matrícula das crianças e do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) em planilhas no programa Excel 2019. Posteriormente, esses dados serão exportados para o software Epi Info, onde será conduzida a análise estatística descritiva. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão dos marcos do desenvolvimento infantil em pré-escolas e influenciem políticas educacionais, promovendo O desenvolvimento infantil é fortemente influenciado pelos cuidados recebidos na primeira infância, onde a ausência, inadequação ou insuficiência desses cuidados pode impactar negativamente na capacidade da criança de aprender, de se relacionar e de regular suas emoções. O estudo tem como objetivo geral caracterizar o desenvolvimento infantil em diversas dimensões e compreender as percepções de professores e familiares sobre o desenvolvimento e as experiências adversas de crianças que frequentam uma pré-escola. Especificamente, visa caracterizar o perfil sociodemográfico dessas crianças, levantar os marcos de desenvolvimento e experiências adversas que enfrentam, descrever a compreensão dos professores e familiares sobre o desenvolvimento infantil e identificar as estratégias de intervenção utilizadas por professores e familiares para lidar com essas experiências adversas. O estudo é de natureza mista e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa sequencial. A pesquisa será realizada em Caxias, Maranhão, numaescola privada de educação infantil. Participarão da pesquisa pais, responsáveis e professores das crianças, com critérios específicos de inclusão e exclusão para cada grupo. A coleta dos dados, apresenta uma etapa quantitativa que acontecerá em duas fases: inicialmente, será realizada a análise documental sobre o perfil sociodemográfico das crianças, a partir da ficha de matrícula constante na escola. A posteriori, se fará a aplicação do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Na abordagem qualitativa, em um segundo momento, serão realizados dois grupos focais, o primeiro grupo composto por professores da educação infantil, e o outro, composto pelos familiares das crianças matriculadas na pré-escola. Os grupos discutirão sobre a percepção do desenvolvimento e estratégias para situações adversas. Para a condução dos grupos focais, será adotada uma abordagem com entrevistas semiestruturadas direcionadas para um foco específico alinhado ao tema da pesquisa, apresentando uma pergunta inicial aberta e propiciando aos participantes a expressão livre de suas perspectivas. As narrativas serão analisadas por meio do método fenomenológico experimental a partir de Amadeo Giorgi, que segue quatro etapas: 1) estabelecimento do sentido geral; 2) determinação das unidades de significado; 3) transformação das unidades de significado em expressões de caráter psicológico; 4) determinação da estrutura geral de significados psicológicos. A análise dos dados na etapa quantitativa será realizada a partir da inserção das informações da ficha de matrícula das crianças e do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) em planilhas no programa Excel 2019. Posteriormente, esses dados serão exportados para o software Epi Info, onde será conduzida a análise estatística descritiva. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão dos marcos do desenvolvimento infantil em pré-escolas e influenciem políticas educacionais, promovendo ambientes mais inclusivos e resilientes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1153159 - ADELMA DO SOCORRO GONCALVES PIMENTEL
Interno - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Presidente - 267.523.792-20 - MARIA DE NAZARETH RODRIGUES MALCHER DE OLIVEIRA SILVA - UnB
Externo à Instituição - ROSSANA SADE SEABRA
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 15:01
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