Análise genealógica do Currículo e Competências Socioemocionais no Ensino Fundamental e Médio no Pará.
Socioemocional – mecanismos de implantação – instituições privadas – educação – poder.
Este pré-projeto tem como objetivo analisar os mecanismos de implantação das competências socioemocionais em algumas escolas particulares do Pará nos seguimentos fundamental II e ensino médio, trazendo luzes para esses métodos impositores de implantação que se distanciam da realidade dos nossos alunos, evidenciando um material comercializado e produzido em grande parte por empresas particulares, que na sua forma de existir não tem a educação como pauta e nem tão pouco a competência socioemocional, tornada disciplina obrigatória para a composição do currículo de nossos alunos. E, para fundamentar esta análise, este pré-projeto se guiará da reflexão de Michel Foucault sobre as várias formas de como o poder tem se instalado em todas as relações em exercício, em específico, na educação vendido como necessidade e solução para questões relacionadas à gestão social das emoções de estudantes a partir da condução de condutas na perspectiva de problematizar as práticasde saber, de poder e de subjetivação.