“Para sonhar mais alto que drones”: trajetórias de vida e expectativas de jovens negras amazônidas sobre o ensino superior”.
Jovens Negras; Trajetórias de vida; Políticas Afirmativas; Psicologia Social.
O trabalho objetiva analisar as trajetórias de vida e expectativas de jovens negras amazonidas quanto ao ingresso no ensino superior. Por meio de uma perspectiva interseccional problematiza os efeitos do racismo nas trajetórias de escolarização de jovens negras amazônidas e aponta o contexto das políticas de ações afirmativas brasileiras como uma forma de ampliação das oportunidades destas jovens. O referencial teórico- metodológico estabelece interlocução com autoras como Sueli Carneiro (2003), Lélia Gozalez (2020), Neusa Santos (1995) e Grada Kilomba (2008) para abordar os campos-temas da psicologia social e relações raciais, das ações afirmativas no ensino superior e do acesso ao ensino superior de jovens negras. Como procedimentos metodológicos pretende-se realizar entrevistas semi-estruturadas com jovens negras da periferia de Belém.