Escrevivências de uma mulher amazônida como educadora popular em interface com a Psicologia Social Comunitária.
Educação popular. Psicologia. Sociedade. Pedagogia. Escrevivência.
Esta pesquisa versa a respeito da minha escrevivência como educadora popular e professora na relação com a minha formação no Ensino Superior em Psicologia e Pedagogia em interfaces com a Psicologia social comunitária. Busco analisar minhas experiências por meio da história de vida, a partir da História Cultural, da História Oral e da Micro-história. Como problema de pesquisa, pergunto a respeito das relações entre as vivências como educadora como ato de ler o mundo e a produção da subjetividade em inquietações da construção dos modos de vida de uma Psicologia Social Libertária que possibilita a ruptura com lógicas conteudistas e tecnicistas rumo a uma visão ética, estética e política do pensar-viver inventivo do comum. Como objetivo geral, analiso as práticas agonísticas de formação na educação popular em rede com a Psicologia social comunitária nas minhas escrevivências. Nos objetivos específicos, problematizo as práticas de como pedagoga e como psicóloga em zonas de co-vizinhança e me interrogo a respeito das minhas trajetórias em movimentos sociais e como docente na educação fundamental enquanto modos de vida pelo currículo como produção de território de existência singularizante.