A DANÇA ENQUANTO VIA DE AUTOCONHECIMENTO: ABORDAGENS, DESAFIOS E PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO
Dança; Autoconhecimento; Corpo; Arte; Cuidados.
O presente trabalho propõe compreender o conhecimento de si mesmo que pode prover da
experiência de dançar. Conforme o filósofo da hermenêutica filosófica Hans-Georg Gadamer
(2010), há um conhecimento impulsionado pela experiência da arte, que se caracteriza pelo
autoconhecimento. A partir de tal colocação, a pesquisa focou-se, especificamente, na dança,
postulando a tese de que a dança pode abrir caminho enquanto via de autoconhecimento, pois
não é simplesmente uma expressão física, além da técnica ou estilo, mas é uma experiência
humana que promove conexão com o si mesmo e, por sua vez, uma ampliação do
conhecimento do si. A fundamentação teórica do trabalho desenvolve-se a partir da
perspectiva do pensar fenomenológico, gerando diálogos entre os estudos da filosofia
hermenêutica de Gadamer, a perspectiva do psicoterapeuta James I. Kepner, especialista em
psicoterapia Gestalt do corpo, e as investigações realizadas pela pesquisadora em dança
Shirley Rodrigues. Para a fundamentação da tese, realizou-se uma revisão de literatura
integrativa, captando as produções científicas publicadas nos últimos 15 anos (entre 2008 e
2022). A busca foi realizada on-line e, para a análise dos dados, utilizou-se a análise
interpretativa. Acerca dos resultados, constatou-se que a concepção de dança é maiormente
referenciada como uma expressividade livre; que a área da saúde sobressai por ter mais
escritos publicados, porém, a implementação da dança dá-se mais como ferramenta
pedagógica em formações acadêmicas. As produções promovem a compreensão do ser
humano como um todo e o autoconhecimento posiciona-se como um elemento que acontece
enquanto se realiza a experiência de dançar, isto é, no aqui e agora. No que tange aos desafios,
aponta-se a amplitude da concepção de autoconhecimento quanto à diversidade de sentidos
e à necessidade de continuar abrindo diálogos sobre a dança, o corpo e o autoconhecimento,
a partir de uma perspectiva de cuidado e desenvolvimento humano.