Percepções e vivências de pessoas com lesão medular sobre a sexualidade
Lesão medular; Sexualidade.
A lesão medular (LM) caracteriza-se por danos nas estruturas dos nervos da
medula espinhal, interrompendo a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo,
considerada uma das causas mais comuns de incapacidade a longo prazo, resultante
principalmente de traumas automobilísticos, ferimentos por arma de fogo e quedas. As
discussões, acerca dos impactos da LM, costumam permear os ajustes motores e sensitivos,
voltados, sobretudo, para as questões fisiológicas básicas do funcionamento cotidiano,
deixando de lado questões que podem ser consideradas importantes e até mesmo
prioritárias para o indivíduo, como a sexualidade. Dessa forma, esta pesquisa tem por
objetivo compreender as percepções e vivências de sexualidade para pessoas com lesão
medular. Trata-se de um estudo qualitativo- exploratório do tipo estudo de casos múltiplos,
do qual participarão até 5 (cinco) pessoas com lesão medular de origem traumática
(paraplégicos) identificados através do método snowball. Para coletar os dados serão
utilizados 4 instrumentos: questionário de identificação de dados sociodemográficos;
protocolo de avaliação do nível de satisfação sexual denominado Quociente Sexual em suas
versões masculina e feminina; entrevista semiestruturada com perguntas norteadoras
elaboradas pela pesquisadora e o diário de campo como instrumento de registro. As coletas
serão individuais organizadas em 3 encontros (presenciais ou remotos) com cada
participante. Para analisar os dados será utilizado o método de análise de conteúdo proposto
por Laurence Bardin. A pesquisa será realizada respeitando todos os princípios éticos,
prestando todos os esclarecimentos aos participantes através do Termo de Consentimento
Livre e Esclarecido – TCLE e tomando todas as medidas necessárias para preservar a
integridade física e mental dos participantes. Os resultados do estudo poderão contribuir
não só para a expressão da sexualidade dos participantes como também para o avanço da
temática em uma perspectiva teórica e prática nas diferentes áreas do conhecimento.