EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA POLÍTICA CURRICULAR DE ESCOLAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL: INTERLOCUÇÕES COM PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA
Educação Financeira; Vulnerabilidade Social; Psicologia Escolar Crítica
O projeto refere-se a uma pesquisa fundamentada nos pressupostos da
Psicologia Escolar e da Educação Financeira escolar, ambas a partir de suas perspectivas
críticas acerca da relação sujeito, sociedade e experiência escolar. A escola pública segue
sendo para a população das classes populares, em situação de vulnerabilidade, a única
possibilidade de acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade, e o faz
por meio das culturas disciplinas produzidas e oportunizadas pelo currículo escolar. Assim,
as ações curriculares podem se produzir a favor de todos ou estar a serviço de uma camada
específica da população, como tem se organizado ao longo de sua história atendendo a
interesses das elites sociais. No que diz respeito à Educação Financeira, enquanto os
Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs ignoram totalmente a Educação Financeira,
garantindo apenas a presença da Matemática Financeira, ainda com viés empreendedorista,
neoliberal e elitista, a Base Nacional Curricular Comum/BNCC amplia o espaço da
primeira no currículo, propõe um trabalho centrado na realidade do aluno e na comunidade
escolar, tratando de problemas sociais e ambientais, estimulando o emprego de tecnologias
digitais, o desenvolvimento do pensamento crítico e, por conseguinte, emergem
possibilidades de desenvolver ações pedagógicas de transformação social e emancipação.
O objetivo geral desta pesquisa é investigar os sentidos atribuídos à Educação Financeira,
como dispositivo político-curricular transformador em escolas em situação de
vulnerabilidade social, por professoras/es da rede pública de ensino