Significados da intolerância religiosa para povos tradicionais de terreiros
Intolerância Religiosa, Fenomenologia, Psicologia, Povos Tradicionais de Terreiros.
A intolerância religiosa é um fenômeno presente no cenário mundial, marcado por um conjunto complexo de significados atribuídos as experiências discriminatórias. No Brasil os povos tradicionais de terreiros recebem com maior incidência o impacto de seus efeitos, o que contribui para o crescimento de casos denunciados, tendo como vítimas povos tradicionais de terreiros, por violações, predominantemente, de natureza psicológica. O objetivo deste estudo foi de compreender os sentidos e significados da intolerância religiosa de povos e comunidades de matriz africana. Para isso, será realizado como método a abordagem qualitativa fenomenológica, tendo como estratégia de pesquisa o estudo da literatura, em artigos científicos, e estudo documental em documentos públicos governamentais e não governamentais. O tratamento e análise dos dados da literatura ocorreu por meio do perfil da literatura e de conteúdo para caracterização da intolerância religiosa; e do estudo documental pela análise da linguagem hermenêutica de Paul Ricoeur por meio dos atos locucionários da linguagem textual escrita. Os resultados das etapas do estudo foram triangulados para caracterizar os significados e compreender a intolerância religiosa nesta população, tendo por base a teoria do reconhecimento de Paul Ricouer. Concluiu-se que a intolerância religiosa é um fenômeno multifatorial, multidimensional e complexo, com um conjunto de significados relacionado a processos de reconhecimento humano como povos tradicionais de terreiros, nos quais a tolerância e a intolerância se tornam o cerne do convívio social, da diversidade, identidade, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, dentre outras. Para isso, é relevante compreender vários tipos e níveis de comportamentos discriminatórios de cunho religioso na dimensão do pensar, sentir e agir associados a tensões históricas em vários aspectos da vida humana, como político, jurídico, social, ideológico, cultural, psicológico, relacional e etc., com impactos diversos aos sujeitos, sendo a esfera jurídica como principal meio para mediação e punição das ocorrências, mas com lacunas no cuidado em saúde mental e no campo educacional da sociedade, imprescindíveis como estratégias para o enfrentamento da intolerância religiosa e do racismo religioso.