Notícias

Banca de DEFESA: MARIA CLARA ACACIO DE OLIVEIRA BRASIL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA ACACIO DE OLIVEIRA BRASIL
DATA: 29/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Hibrida/ Mirante do Rio.
TÍTULO:

TRABALHO DO PESQUISADOR DOCENTE: ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS DE PESQUISADORES (AS) DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde do Trabalhador; Pesquisador; Docente.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O trabalho compõe uma parcela considerável do tempo das pessoas nas mais diversas realidades e contextos dentro do sistema capitalista no qual o mundo se organiza. A atividade laboral define a forma como uma pessoa vive, se relaciona e acessa o mundo ao seu redor. Considerando o peso do exercício laboral, a teoria Psicodinâmica do Trabalho analisou diversos aspectos relacionados a este e abordou a prática laboral como produtora de prazer e sofrimento. A teoria citada trouxe o dinamismo inerente ao trabalho e expôs que a organização e as condições do trabalho estão entre os determinantes das experiências vividas por cada trabalhador. Neste sentido, o objetivo da pesquisa aqui proposta foi analisar as vivências de uma categoria específica de trabalhadores(as): pesquisadores(as) docentes universitários inseridos em um Programa de Pós-Graduação de ciências humanas de uma universidade pública da região norte do Brasil. A proposta leva em conta a relevância de se produzir a respeito do trabalhado com pesquisa dentro do ambiente universitário após anos de ataque as ciências, além de dar ênfase aos(às) pesquisadores(as) inseridos em uma região com os indicadores sociais mais baixos do país no que se refere ao desenvolvimento econômico e social o que despende um grande esforço acadêmico para se produzir ciência com qualidade. A metodologia de pesquisa adotada foi de perspectiva qualitativa, do tipo estudo de caso, em que, as técnicas metodológicas utilizadas foram: aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas junto aos(às) pesquisadores(as) docentes e posterior sistematização, análise e discussão das informações coletadas. A análise das falas dos entrevistados foi feita a partir da técnica da Análise de Conteúdo tendo como aporte teórico central a fundamentação da Psicodinâmica do Trabalho. Os principais resultados foram aspectos da organização do trabalho que levam a sobrecarga e a extrapolação da carga horária, assim como uma lógica produtivista de produção do trabalho, além disso, foram encontradas condições de trabalho repletas de carências infraestruturais, para mais ficou evidente na pesquisa que a cooperação é repleta de contrapontos e sofre prejuízos por conta da forma como o trabalho se organiza, por fim, apesar dos impasses encontrados no trabalho os professores demonstraram grande prazer no reconhecimento presente nas relações com alunos, pares e demais trabalhadores(as) da universidades.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA SECCO DE ANDRADE MÉLOU
Interno - 3082318 - ERIC CAMPOS ALVARENGA
Interno - 1525297 - KAROL VEIGA CABRAL
Externo à Instituição - LAURA SOARES MARTINS NOGUEIRA
Presidente - 2153023 - PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 12:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2