Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DA SILVA PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA DA SILVA PINHO
DATA: 28/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aula do PPGP
TÍTULO:

A PRECARIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: repercussões no trabalho e na saúde mental dos trabalhadores.


PALAVRAS-CHAVES:

Prazer e Sofrimento no Trabalho. Transtornos Mentais e Trabalho. Trabalhadores da Assistência Social. Psicodinâmica do Trabalho.


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui um significativo avanço para a seguridade social no Brasil. Além disso, representa o reconhecimento da Política de Assistência Social (PAS), de caráter público e de responsabilidade do estado, enquanto garantidor da proteção social, por meio da execução de programas, serviços e benefícios. Para sua devida profissionalização e qualidade dos serviços socioassistenciais, a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH, 2011) condiciona a estruturação do trabalho, da qualificação e a valorização dos trabalhadores atuantes no SUAS. No entanto, no âmbito do serviço público, o efeito do neoliberalismo aparece no desmonte das políticas públicas e, consequente precarização do trabalho, através de variadas reformas, reduções orçamentárias e ausência de recursos para reposição de servidores públicos, (ABREU, 2023). Diante do exposto, este estudo tem como objetivo realizar uma análise psicodinâmica dos processos intersubjetivos mobilizados pelas situações de trabalho com trabalhadoras e trabalhadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Belém diante da precarização do SUAS, e mais especificamente, compreender como a organização de trabalho repercute nas vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores do SUAS, assim como verificar as estratégias defensivas e de mobilização coletiva de enfrentamento do sofrimento psíquico desses trabalhadores. Para tal, utilizará a perspectiva das pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho e das contribuições teóricas sobre a Clínica do Trabalho proposta por Dejours. Serão realizadas sessões coletivas com os técnicos dos CRAS, usando para tratamento das informações produzidas, a técnica da análise de núcleos de sentido (ANS), proposta por Mendes (2007). Esta pesquisa pode contribuir para favorecer um espaço de acolhimento, escuta e fala aos trabalhadores sobre suas mobilizações subjetivas relacionadas ao trabalho; sensibilizar o olhar dos trabalhadores entre si e dos gestores para as demandas levantadas durante a pesquisa, a fim de propiciar ambientes de trabalhos mais saudáveis e, evidenciar fatores protetores e de risco a saúde mental dos trabalhadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3082318 - ERIC CAMPOS ALVARENGA
Interno - 2153023 - PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Notícia cadastrada em: 25/06/2024 13:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2