Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA MONTEIRO FAVACHO

DISCENTE: MARIA FERNANDA MONTEIRO FAVACHO
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Plataforma Meet

Indígenas e quilombolas na Universidade: Um estudo cartográfico sobre os dispositivos de permanência.

Universidade, Permanência, Indígenas, Quilombolas

ÁREA: Psicologia

O presente projeto de pesquisa propõe realizar uma cartografia dos dispositivos de permanência voltados para estudantes indígenas e quilombolas na universidade brasileira. Os estudos iniciais a respeito da introdução das ações afirmativas no país preocuparam-se em responder à possível queda de rendimento das instituições em decorrência das “carências” dos novos ingressantes, mas pouco se dedicaram a compreender como a cultura acadêmica contribui para os desafios e obstáculos enfrentados para a formação. Busca-se, nesse sentido, identificar como são formuladas as queixas acadêmicas em um projeto de fomento à permanência de indígenas e quilombolas na Universidade Federal do  Pará. A investigação se desdobrará em dois momentos: análise bibliográfica e documental das políticas de permanência na Universidade Federal do Pará, uma das universidades pioneiras na realização de vestibular diferenciado para indígenas e quilombolas, e dos principais índices de retenção e evasão; pesquisa de campo que descreverá as observações e entrevistas a serem realizadas no Projeto “IQ – Conhecimento e Resistência”, da mesma universidade. Espera-se com a investigação contribuir para o debate sobre as ações afirmativas para grupos étnico-raciais, como também, para as perspectivas do trabalho da Psicologia nos diferentes espaços formativos junto aos povos tradicionais.

Interno - 620.439.862-87 - DANIELE VASCO SANTOS - UFPA
Externo à Instituição - EDILAISE SANTOS VIEIRA
Interno - 3326593 - MARCELA MONTALVAO TETI
Externo ao Programa - 2171317 - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS