Banca de DEFESA: RENAN MOTA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN MOTA SILVA
DATA: 18/06/2024
LOCAL: Sala de aula PPGP

(Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional docente de “um homem” na Educação Infantil.

Autoetnografia. Docência. Educação Infantil. Professor. Subjetividade.

ÁREA: Psicologia

O contexto educacional brasileiro é atravessado por investigações direcionadas aos diferentes agentes que o compõem. Por conta dessa herança histórico-cultural, “homens” inseridos no exercício profissional da Educação Infantil encontram dificuldades singulares, como o estranhamento pela escolha da profissão, associação à pedofilia, questionamentos diante da orientação sexual, olhares de suspeita e o preconceito. A docência masculina no campo da Educação Infantil é considerada, em geral, um recorte dentro da categoria profissional, cuja predominância é hegemonicamente feminina, sendo considerado um dispositivo de governo da infância
vinculado à dimensão de maternidade. Diante de tal realidade, pergunta-se quais são os paradoxos e de que modo a compreensão das (des)colonialidades como dispositivos de subjetivação podem servir para novos alcances na atuação profissional do “homem”
docente na Educação Infantil? Por meio de uma abordagem autoetnográfica com o intuito de acionar a escrita enquanto narrativa pessoal, em uma atitude autorreflexiva acerca das inadequações impelidas à condição de professor “homem” na Educação Infantil, o objetivo geral desta tese de doutorado é: descrever e analisar as
(des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso de atuação profissional de um professor “homem” na Educação Infantil. Entre os objetivos específicos, postulam-se: a) descrever e analisar o porquê da escolha de atuação docente na Educação Infantil e b) descrever e analisar como acessou e como se mantêm na Educação Infantil. Esta pesquisa justifica-se no preenchimento da lacuna epistemológica e no avanço da literatura científica no que tange as compreensões da subjetivação em Foucault e a originalidade da pesquisa em interlocução com a Psicologia Social. Algumas problematizações impulsionam meus estudos como, por exemplo, de que modo a compreensão da subjetivação pode servir para novos alcances de compreensão da realidade do “homem” docente na Educação Infantil? Por que incomoda e causa espanto o professor “homem” na Educação Infantil? Será realizada também uma abordagem histórica da gênese da docência no magistério no Brasil para situar o(a) leitor(a) na amplitude do assunto. Desse modo, essa pesquisa foi composta por uma escrita autoetnográfica que, a partir de impulsos autobiográficos, almeja expor os preconceitos experimentados e (re)existir na práxis docente na Educação Infantil por umprofessor “homem”.

Externo à Instituição - ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS
Interno - 2618136 - FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Presidente - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Externo à Instituição - IGOR DO CARMO SANTOS