Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA DE CASTRO MILHOMEM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA DE CASTRO MILHOMEM
DATA: 13/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

CAMINHOS DA AYAHUASCA: Fractais dos processos criativos que nascem na floresta.


PALAVRAS-CHAVES:

Ayahuasca; Processos criativos; Amazônia.

 

PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

 A presente pesquisa trata das aproximações entre o uso ritual do chá sagrado conhecido como Ayahuasca e possíveis reverberações na vida criativa, artística dos adeptos da consagração desta bebida. Para prosseguir no estudo deste tema, encontro na perspectiva decolonial e na contracolonialidade um alicerce teórico e ético no qual essa pesquisa se ampara, pois pesquisar Ayahuasca é se conectar com diferentes povos originários e comunidades religiosas que fazem uso do chá, assim, pretende-se falar da Ayahuasca com compromisso ético, político e social, respeitando as determinações e orientações deliberadas nas Conferências Indígena da Ayahuasca (Instituto Yorenka Tasorentsi 2019, 2022). Com essa pesquisa busca-se compreender se o uso ritual da ayahuasca influencia de alguma maneira os processos criativos de artistas ayahuasqueiros. Aqui compreende-se como obra criativa tanto desenhos, escritos, música, escultura, dança, quanto a própria vida como um dispositivo criativo, vivo que é atravessado por esse potencial criador. O caminho metodológico desta pesquisa se revela entre o viver e o experimentar, criando uma pesquisa-vivência-criação, tríade que sustenta o surgimento dessa composição cartográfica. É cartografia pois a mesma se enuncia desde territórios-corpo, territórios-amazônicos, de casas-floresta, de caminhos-destinos, atravessamentos, fronteiras e suas intensas zonas de contato. Esta pesquisa conta com um dispositivo criativo ainda em processo, um desdobramento dessa dissertação, o documentário audiovisual “Caminhos da Ayahuasca”, com intenção de erguer pontes e fazer essa pesquisa alcançar pessoas e territórios diversos. Tal pesquisa se apoia no encontro de saberes sobre /decolonialidade/contracolonialidade/ em Nuñez (2022), Rufino (2017), Krenak (2022, 2020), Bispo dos Santos (2023), referências sobre /Ayahuasca/Uso de psicodélicos/ em Albuquerque (2011), Pinheiro (2020, 2018), Leite (2021), Labate (2002) e sobre /Criatividade/Processos Criativos/ Ostrower (2014), Paz (1956), Hyde (2010) e Flores, Lima (2016). Assim pretende-se fazer nascer essa cartografia poética, criativa e contracolonial a respeito dos atravessamentos entre o ser Ayahuasca e a criatividade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2353907 - CEZAR LUIS SEIBT
Interno - 2519133 - MARIA LUCIA CHAVES LIMA
Externo ao Programa - 1808996 - PATRICIA MARA DE MIRANDA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 14:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1