Banca de DEFESA: TAYNARA FIDELIS DOS REIS SILVEIRA

DISCENTE: TAYNARA FIDELIS DOS REIS SILVEIRA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Google Meet

PERCEPÇÕES, VIVÊNCIAS E REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS A PARTIR DE UM DIAGNÓSTICO ONCOLÓGICO.

Diagnóstico oncológico; Psicossocial; Fenomenologia Heideggeriana.

ÁREA: Psicologia

O câncer é uma das doenças mais temidas e que mais cresce no Brasil onde as estimativas em institutos representativos apontam que são esperados 704 mil novos casos da doença no país. Desse modo, receber um diagnóstico oncológico tornará novas possibilidades em projetar-se e existir- no-mundo. O objetivo geral deste estudo é conhecer as percepções e vivências de pessoas que foram acometidas por um diagnóstico oncológico e suas repercussões psicossociais a partir deste diagnóstico. O percurso metodológico foi de caráter qualitativo descritivo de estratégia fenomenológica ocorrida em duas etapas: (1) estudo teórico da literatura e documental; e (2) estudo empírico sobre a temática do estudo. O cenário escolhido para a realização da pesquisa foi a Casa de apoio amar é servir, que abriga pacientes e seus acompanhantes, em tratamento oncológico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no município de Tucuruí-PA. Os participantes da pesquisa foram três homens e três mulheres, todos idosos, com baixa escolaridade e que receberam diagnóstico oncológico no período de quatro e dez meses. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e o tratamento dos dados foi pelo método fenomenológico de Amedeo Giorgi e análise fundamentada em Martin Heidegger. Os resultados apontaram para unidades do discurso sobre a ressignificação da vivência ao diagnóstico oncológico pela espiritualidade e transcendência do diagnóstico, sentimento de ambivalência, mesmo com sentimentos de angústia em relação as coisas do mundo experienciado. Além disso, apresentaram na nova realidade mudanças em três aspectos: cuidados com a saúde e bem-estar corporal, ocupação, vida financeira e rede de apoio; corroborando com Heidegger que afirma que somos jogados no mundo, assim, somos jogados em meio a facticidade e cabe o nosso Ser-aí de projetar-se e encontrar novas possibilidades temporais, em transcender e existir. Finalmente, observou-se que diante do diagnostico oncológico a percepção e vivência são atravessadas por contextos sócio econômicos e nas significações das relações interpessoais, demonstrando como secundário e não impactante ao diagnóstico. Este estudo é inovador, relevante e fundamental no âmbito social e científico, pois evidenciou a narrativa da vivência de um diagnóstico de uma doença considerada fatal e o desvelamento de seu mundo, podendo, portanto, auxiliar em estratégias no cuidado de profissionais que focalize nas dimensões do sujeito e não apenas dos diagnósticos em si, de forma integralizada e humanizada.

Interno - 1153159 - ADELMA DO SOCORRO GONCALVES PIMENTEL
Externo à Instituição - ALESSANDRO DE MAGALHÃES GEMINO
Interno - 2353907 - CEZAR LUIS SEIBT
Presidente - 267.523.792-20 - MARIA DE NAZARETH RODRIGUES MALCHER DE OLIVEIRA SILVA - UnB