ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS POR MEIO DA ARTE E SUAS EXPERIÊNCIAS
Arte-Educação. Hibridação. Autorretrato. Tecnologias digitais na educação.
O presente texto aborda o percurso de uma pesquisa em artes visuais, que se encontra em processo de desenvolvimento no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará. Esta pesquisa tem como principal objetivo: investigar os processos artísticos-pedagógicos por meio de uma hibridação de linguagens, utilizando as tecnologias digitais nos processos de criação para as representações de si mesmo. Para tanto, é problematizado o papel da Arte-Educação na compreensão e desdobramentos didáticos no ensino da arte contemporânea que aciono como referenciais, teóricos ancorados na abordagem triangular, cultura visual, territórios da arte & cultura: mediação cultual e cultura digital. A proposta de uma pesquisa de campo, os saberes de territórios distintos se mostrarão em situação de inter-relação, entre criação artística midiática e a troca de saberes. Nesse sentido pretende-se fazer uso da pesquisa aplicada qualitativa de caráter exploratório, como suporte será usado o campo epistemológico da fenomenologia da percepção. O estudo de caso será através de desenhos, intervenções, colagens, fotografias, fotomontagem e experiência da performance com desdobramento em vídeo. O lócus da pesquisa é a Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP. Os interlocutores envolvidos são 16 alunos do Ensino Fundamental II – 7º ano, turno da manhã, os dados foram produzidos através da observação, entrevistas individuais, sala de aula invertida e a realização de Laboratórios de Criação com uso de diferentes materialidades e das tecnologias digitais. Os desdobramentos que a pesquisa vem propondo trazem como resultados parciais as narrativas visuais em uma poética singular, contribuindo assim, para a produção de dados significativos que colocam aspectos objetivos e subjetivos da prática escolar cotidiana.