MUSICALIZANDO: OLHARES E CONHECIMENTOS NO ENSINO DA MÚSICA
Educação Musical, Ensino Médio, Interdisciplinaridade.
Face às dificuldades que os jovens apresentam para se relacionar nos dias de hoje, este trabalho visa apresentar o valor da música no âmbito escolar. Através da música, peça fundamental neste projeto, está sendo trabalhada com alunos do Ensino Médio, no Colégio de Ensino Médio Álvaro Adolfo da Silveira, uma escola pública, na cidade de Santarém, Pará. Como apoio bibliográfico, citamos, entre outros autores, GRANJA (2006) e BASTIAN (2009), por abordarem tópicos caros ligados à nossa pesquisa. Na nossa estratégia metodológica, levamos em consideração o universo do aluno, suas predileções e tendências em relação à música, para que possam, com ludicidade e prazer, se sentir motivados não só quanto ao aprendizado artístico, mas, também, na sua formação cidadã. Consideramos a música um excelente instrumento de formação do conhecimento, e, a partir da sua prática, procuramos estimular o senso crítico e criativo dos educandos, tornando-os mais e sociáveis. O trabalho prioriza uma educação musical que desenvolva a autonomia do aluno a partir de sua cultura musical.