ENSINO DE MÚSICA NA EJAI:
percursos artísticos e memorialistas
PALAVRAS-CHAVE:
EJAI; Trajetória docente; Ensino Fundamental; Ensino e Aprendizagem de Música.
Este trabalho acompanha e registra o percurso memorialístico da minha trajetória docente, atuando no EJAI. O locus do nosso trabalho aconteceu na Escola Municipal do Ensino Fundamental Prof. Gabriel Lage da Silva, situada no Conjunto Residencial Parque União, no bairro do Tapana, em Belém do Pará. Esta é uma instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ensino - SEMEC- que, atualmente, atende a comunidade em quatro turnos: manhã; intermediário; tarde e noite, neste, com alunos da modalidade EJAI (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos). Pressupomos que a reflexão sobre a nossa trajetória de vida e acadêmica possa nos auxiliar em relação à nossa prática docente, como professores de Arte e, aqui, especificamente, como docentes da área de música. Para nos auxiliar bibliograficamente, valemo-nos dos estudos teóricos, de: Delmary Vasconcelos de Abreu; Maria da Conceição Passeggi, António Nóvoa, Keit Swanwick, Roberta Aline Sbrana, Paulo Freire, Maria Trench de Oliveira Fonterrada, Maura Penna entre outros.