GAROTA INSPIRAÇÃO: CORPOS ENCRUZILHADOS NO ENSINO DE ARTE
Garota Inspiração; Processos Artísticos; Antirracismo; Pertencimento Identitário; Empoderamento.
Esta dissertação discorre sobre os processos artísticos, de fomento ao autoamor, decoloniais e antirracistas desenvolvidos por meio do “Garota Inspiração”, concurso artístico-cultural criado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, com discentes negras e afroindígenas da rede municipal de ensino de Parauapebas/PA. O objetivo é identificar possíveis contribuições do referido projeto no encorajamento do autoamor e no fortalecimento identitário das discentes da rede municipal de educação que participaram dessas intervenções. Para isso, utilizamos de algumas das teorias contemporâneas fundamentadas principalmente nos pensamentos dos seguintes teóricos: Gomes (2020), Nogueira (2021), Xavier (2020), Xavier (2021), que perpassam pelas temáticas que formam o cerne do projeto, uma vez que constatamos, em nossa prática cotidiana como professor de arte na escola pública, que existe racismo estrutural presente em nossa sociedade, logo, também, na escola, afetando a autoestima de nossas discentes, interferindo no olhar positivo quanto à estética e identidade. Utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como foco a pesquisa narrativa e etnográfica. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa de campo, grupos focais, questionário com perguntas mistas, entrevistas, fotografias e vídeos. Os resultados obtidos demonstram com satisfação a eficiência de intervenções pedagógicas artísticas antirracistas e de autoamor com o público-alvo, destacando nesse percurso a produção da Revista Inspiração Teen, um dos produtos desse projeto, evidenciando a relevância da arte associada ao ativismo nas práticas pedagógicas e na formação cidadã na escola.