CARNAVAL DAS ÁGUAS: O PROCESSO CRIATIVO DAS MASCARAS COM OS ALUNOS DE ARTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAMETÁ-PA
Ensino de Arte, escola rural, educação e cultura, carnaval das águas, Cametá (Pa)
Esta pesquisa tem como objetivo catalogar o processo criativo dos alunos da sala de Arte, tendo como referência o movimento cultural conhecido localmente de “carnaval das águas”, carnaval ribeirinho realizado no município de Cametá, no Estado do Pará. Este estudo visa problematizar a contextualização da cultura local no ambiente escolar, analisando os processos criativos aplicados pelos artistas na técnica de construir máscaras com papel machê. A questão que colocamos é: Como essa cultura local pode ser significativa dentro do contexto escolar? Temática da cultura popular local e suas marcas da identidade de um povo ribeirinho, no intuito de preservá-la a partir do estudo e sua relação com a Escola, e o currículo em Arte, sendo essa uma forma de manter vivos os valores, costumes e tradições culturais. Pretende-se coma pesquisa proporcionar a criação de um espaço que articule os processos de ensino e aprendizagem voltados para as linguagens artísticas na escola da zona rural, proporcionando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo criativo dos estudantes e os avanços na discussão sobre o ensino da arte em espaços educacionais. O estudo versa sobre uma pesquisa aplicada, que se caracteriza do tipo exploratório, de natureza qualitativa, com delineamento de instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e o uso de diário de bordo.