Cartas dos Tesouros: Uma Trajetória Visual de Identificação Patrimonial na Belém Insular
Carta. Trajetória. Identificação. Patrimônio
Este artigo narra, discute e avalia uma trajetória de produção cartográfica, sua origem, proposição, metodologia e seu desdobramento - a partir da Pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Artes – UDESC/UFPA - como “programa” pedagógico voltado a pesquisa-ação participativa, identificação e registro patrimonial dos espaços de vivência de alunos moradores da região insular de Belém. Como contribuição a essa trajetória, o estudo apresenta O “Jogo das 12 Cartas do Tesouro” (material didático) e, o “Baú das 12 Cartas” (cartas e recursos instrumentais para a coleta de informações e captura de imagens). Ambos, como produtos de pesquisa se complementam como um modelo de programa instrumentalizado podendo ser aplicado em turmas do ensino médio de escolas da região insular de Belém em parceria com as comunidades (moradores da região). Suas ações e atividades buscam contextualizar as informações patrimoniais coletadas e produzir imagens que as representem.