Processos de Criações e Educação em Visualidades: Performance e poéticas visuais na Escola Estadual Raimunda Virgolino–MACAPÁ/ AMAPÁ/BRASIL
Escola; poeticas viuais; performance; deslocamentos viajantes; cafés conversantes.
Este artigo apresenta os (des)locamentos de processos de criações poéticas vivenciados na Escola Estadual Raimunda Virgolino, na cidade Macapá/AP/Brasil, juntamente com os estudantes co-autores/autores de suas poéticas, arte-educadora Rosi Lobato e artistas convidados da cidade de Macapá, nas turmas do 3º ano do Ensino Médio. Analisa os processos de produção em artes por meio da performance e das poéticas visuais criando deslocamentos perceptivos e (des)lizamentos poéticos entre escola e comunidade, buscou sentidos, interações, compreensões, espaços de vivencia no lugar do ensino de arte e fez atravessamentos artísticos. Grafa os sintomas rizomáticos que afetaram-e-atravessaram as minhas buscas e deram vida a um livro de artista que transporta em seu corpo, quatro conversas seguidas de (des)locamentos para as pessoas montarem objetos e ações de arte, um CD com o filme viagens Poéticas e imagens dos processos que se desaguam em mesas de cafés, encontro com teóricos e com as cidades que estão atravessadas nestas conversas pesquisantes. Dialoga com fundamentos de autores como: Dias; Irwin (2013), Salles (2014), Foucault (2015), Deleuze, Dewey (2012), Galimberti (2003), Maffesoli (2006), Schechner (2006) e Rangel (2006). Possui caráter qualitativo, guiado pelas ações em educação da visualidade e abordagem em a/r/tografia, pois intersecciona saberes entre a atividade do professor/artista que investiga e constrói sentidos sobre a sua prática a partir das experiências artísticas e educativas.