ESCOLA, CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO
A POETURA COMO UM TRAJETO ARTÍSTICO
PALAVRAS CHAVE: Literatura, Arte, Cultura e identidade.
O presente trabalho tem por fins olhar os passos da Poetura como metodologia ativa de aprendizagem do projeto Minhas Palavras, no cotidiano da sala de aula na Escola Edda de Sousa Gonçalves, no município de Soure, no Arquipélago de Marajó. E tem como objetivo analisar as vozes poéticas e identificar o conteúdo implicado na construção do poema que surge dos processos criativos em sala de aula. A literatura é mais um campo de conhecimento relevante na formação do sujeito, é uma via que o leva a ser protagonista não só na leitura, mas na escrita literária, valorizando suas opiniões, reflexões, saberes e experiências expressadas poeticamente, de forma autoral. As análises das produções poéticas feitas pelos alunos participantes do projeto Minhas Palavras serão ponderadas através do que o eu lírico desvela, dos conteúdo expressos, das vozes alçadas, da subjetividade que o aluno-poeta expressa o mundo exterior que se converte em vivência interior. O que se quer investigar é se há marcas culturais locais que permeiam o imaginário, as memórias, as vivencias como: crenças, moral, comportamentos, símbolos, costumes, narrativas, linguagens, entre outras presentes nos registros poéticos. Portanto, nesta dissertação, a Poetura será a estrada por onde o aluno caminhará, mas que para se viajar por ela é necessário adquirir bagagem cultural, artística, histórica e linguística, que se alcança através da leitura, interpretação, do contato com o texto literário, desaguando na arte da criação de textos literários autorais, despertando, dessa forma, o talento artístico para a produção poética.
PALAVRAS CHAVE: Literatura, Arte, Cultura e identidade.