A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Inclusão Escolar. Autismo. Educação Musical.
No contexto educacional atual, a educação inclusiva tem-se apresentado como uma ação necessária e urgente. Muito já se discutiu sobre este tema e as discussões ainda persistem e são cada vez mais relevantes, se levarmos em conta os direitos de crianças e adolescentes. E dentro deste contexto estão as crianças autistas, uma vez que deve ser enfatizada a necessidade de proporcionar o ensino à todas as crianças. O objetivo geral desta pesquisadora é apresentar a música como recurso facilitador da inclusão escolar de crianças com autismo, em uma escola da rede estadual do Pará, no município de Ananindeua. Os objetivos específicos são: verificar as contribuições dos pesquisadores sobre os possíveis benefícios da educação musical como facilitador da inclusão escolar de crianças com autismo e sugerir um programa de atividades musicais para o autismo. Este estudo será qualitativo do tipo descritivo, com a análise de referências bibliográficas já existentes sobre o assunto e uma intervenção, que será realizada com 8 crianças autistas, apresentando as atividades musicais, observação do comportamento delas e análise e interpretação dos resultados. Ao final do estudo, espero ter como principais resultados: reforço da autoestima, estímulo da interação social e melhor desenvolvimento psicomotor.