“QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO... DE LUZ”. A luz na Cena da Sala de Aula da Escola Pública.
Iluminação Cênica. Objetos Iluminantes. Espaços não Convencionais. Contação de Histórias. Manipulação de Objetos.
O presente estudo tem por objetivo investigar formas de iluminação cênica fora do espaço convencional do teatro, e desenvolver ações pedagógicas no espaço do ensino formal, salas de aulas das escolas públicas do Pará, voltadas para o entendimento da iluminação cênica por parte de professores e alunos. A pesquisa buscou experimentar formas de iluminar a cena com dispositivos iluminantes que possam ser encontrados em supermercados e lojas, tais como: fósforos, isqueiros, velas, lanternas, brinquedos luminosos e todo e qualquer objeto que emita luz e que possa ser manipulado pelo atuante. Para isto, além das teorias e técnicas de iluminação cênica, buscamos estabelecer um diálogo com as técnicas de contação de histórias de Cléo Busatto (2012, 2013) que, em um primeiro momento, auxiliaram o aluno em seu primeiro contato com a narração; e com os ensinamentos de manipulação de objetos de Ana Maria Amaral (2007), entrecruzados com o conceito de “conversão semiótica” de Paes Loureiro (2007), que ajudaram a utilizar e manipular os objetos/luz. Esta pesquisa se desenvolveu através de oficinas ministradas aos professores de artes das escolas públicas e resultou na elaboração de um livro de exercícios, para melhor entendimento da iluminação cênica em sala de aula.