intitulada EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL ATRAVÉS DO CANTO CORAL
Ensino de Música; Prática musical significativa; Canto coral.
Este trabalho visa investigar o repertório musical pesquisado e formado pelos alunos de uma turma de 1° ano do Ensino Médio integral, do turno da manhã, na EEEMI Benvinda de Araújo Pontes, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, no estado do Pará, cuja finalidade é utilizá-lo como ponto de partida para a prática musical nas aulas de Arte. Objetivamos, ainda, além de apresentar sugestões artístico-musicais, identificar o repertório musical que é ouvido pelos alunos; analisar esse repertório sob perspectiva musical. A pesquisa, de caráter qualitativo, considera os resultados de um trabalho de campo, centrado em uma pesquisa-ação. Os pressupostos teóricos pautaram-se, principalmente, nos estudos de SCHAFER (1991), FISCHER (1987) e FERREIRA (2008). Como resultados da pesquisa, vislumbramos uma prática musical significativa para os alunos.