GAROTA INSPIRAÇÃO: CORPOS ENCRUZILHADOS NO ENSINO DE ARTE
Garota Inspiração; processos artísticos; antirracismo; pertencimento identitário; empoderamento.
A pesquisa discorre sobre os processos artísticos do projeto de intervenção
pedagógica denominado “Garota Inspiração”, concurso artístico-cultural, criado na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, localizada no
município de Parauapebas/PA, que visa fomentar o empoderamento, pertencimento
identitário negro, indígena e afro-indígena de discentes das escolas municipais dessa
cidade por meio da arte. Desse modo a problemática do presente trabalho foi descobrir
se as práticas decoloniais desenvolvidas no referido concurso são exitosas na construção
de uma educação antirracista e podem tornar-se estratégias para aplicação da lei
11.645/08 por intermédio de práticas artísticas na escola. Para tal utiliza-se uma
abordagem qualitativa, tendo como foco estudos autoetnográficos e etnográficos. A
coleta de dados foi realizada através de grupos focais, questionário com perguntas
mistas, análise documental, entrevistas, fotografias e vídeos. Os resultados obtidos
demonstram com satisfação a eficiência de intervenções pedagógicas artísticas,
destacando nesse percurso a produção da Revista Inspiração Teen que é um dos
produtos desse projeto, evidenciando a relevância da arte para as práticas pedagógicas e
para a formação cidadã.