ENTRE CONTOS E ENCANTOS: A FORMAÇÃO DE PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
voz, performance, contação de história, pequenos contadores
Este texto dissertativo intitulado ENTRE CONTOS E ENCANTOS: A FORMAÇÃO DE PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, tem como campo investigativo a Escola de Educação Básica Profª. Maridalva Pantoja e objetiva investigar a contação de história como ato performático e formativo. A pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e artísticas no ambiente escolar, a partir da compreensão da importância da narrativa, oralidade, memória e performance como conceitos importantes à composição de estratégias eficazes no ato de comunicar e transmitir informações em sala de aula. A escolha deste objeto de pesquisa tem como ponto de partida meu trabalho como professora de arte na educação básica. A problemática de investigação está assentada nos seguintes questionamentos: como a contação de história contribui na etapa da educação infantil, atuando de maneira eficaz nos diferentes aspectos do desenvolvimento? Como tramar estratégias pedagógicas de ensino e de aprendizagem em arte, mas especificamente o teatro, para o desenvolvimento cognitivo dos alunos? O método de investigação utilizado na execução da pesquisa é o etnográfico e aciona os procedimentos e técnicas de investigação defendidos pelo antropólogo Clifford Geertz. O aporte teórico encontra sustentação na compreensão da voz como ato performático de Paul Zunthor, na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, no pensamento triádico de Boa Ventura de Souza Santos sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.