MARIA E OUTRAS MARIAS: O DESENHO NO CONTEXTO DO PROJETO "POETAS EM FLOR" E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS.
Maria. Desenho. Projeto Poetas em Flor. Ensino/aprendizagem em Artes Visuais.
Este trabalho analisa o desenho no contexto do projeto Poetas em Flor e sua articulação com o ensino/aprendizagem em Artes Visuais a partir da escuta de histórias de mulheres que trazem em sua identidade o nome Maria. Este estudo foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar entre Artes Visuais e Língua Portuguesa, com estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes II, localizada no município de Parauapebas, no Pará. Nesse percurso, foram realizadas aulas-oficinas para o desenvolvimento de práticas de desenho que respeitam as experiências e saberes de mulheres que trazem Maria em seu nome. Este trabalho tem por objetivo, analisar as imagens resultantes de processos distintos, sendo esses, a escuta atenta, a observação de fisionomias, a prática do desenho e a escrita de poesia, que ligados pelas vivências das mulheres convidadas a participarem do projeto Poetas em Flor revelam novas possibilidades de aprendizagem em Artes Visuais. Os procedimentos metodológicos adotados para este estudo valeram-se da pesquisa-ação realizada na própria escola e de revisão bibliográfica. Para tanto, têm-se, como base, os apontamentos de Ivani Fazenda (2008 e 2015) sobre o ensino interdisciplinar. Edith Derdyk (2020), Rosa Iavelberg (2003), Suca Mattos Mazzamati (2013), Leda Maria de Barros Guimarães (1996) e Carlos Arouca (2012), para tratar sobre a definição e a função do ensino/aprendizagem do desenho como linguagem entre outros que venham esclarecer a proposta de trabalho apresentado neste estudo.