ESCOLA GAMER: Elementos dos Jogos digitais no processo de ensino/aprendizagem em artes visuais em Imperatriz-MA
Artes Visuais; Jogos digitais; Educação.
O presente artigo objetiva identificar e reconhecer os jogos digitais como facilitadores do processo de ensino/aprendizagem em artes visuais, de modo a possibilitar ao estudante o exercício da capacidade crítica e criativa através da consumação de experiências estéticas com jogos digitais na escola. A partir disso, surgem os principais problemas desta pesquisa: quais as possibilidades e como aplicá-las no contexto da sala de aula através da disciplina Arte? Para responder a esta pergunta, buscou-se um diálogo entre a arte, a educação e a ludicidade, pautado nos autores Dowbor (2008), Luckesi (2014) e Dewey (2010), e escolheu-se utilizar o método misto, que utiliza análise de dados qualitativos e quantitativos no processo da pesquisa. A pesquisa gerou a criação de três game-atividades aplicadas uma em cada ano do Ensino Médio em escolas públicas de Imperatriz-MA. As atividades utilizaram elementos dos jogos para mediar conteúdos significativos da história da arte e motivar os estudantes.