CARNAVAL DAS ÁGUAS:
EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS NO CAMPO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Ensino da Arte. Educação e Cultura. Carnaval das Águas. Sala de Atendimento Educacional Especializado. Cametá-PA
Este artigo objetivou realizar um inventário sobre o processo criativo da confecção de máscaras realizadas pelos discentes da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório em Cametá. Destacou-se como referência no estudo o movimento cultural centenário “Carnaval das Águas”, que é uma festa tradicional realizada na zona ribeirinha no município de Cametá, no Estado do Pará. A partir dessa manifestação popular local foi problematizada a contextualização da cultura local, inserindo-a no ambiente escolar, por meio da análise dos processos criativos aplicados pelos artistas na técnica de produção das máscaras com papel machê, sendo essa produção artística relacionada à prática metodológica da docência no Ensino da Arte com três discentes da sala de AEE. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa-ação, que se caracteriza do tipo exploratório, de natureza qualitativa, com delineamento de instrumentos para a coleta de dados qualitativos, entrevista semiestruturada e o uso de diário de bordo. A questão central da pesquisa baseou-se na produção artística/estética/cultural nas aulas de Artes Visuais, enfatizando a temática da cultura popular local e suas marcas da identidade de um povo ribeirinho, assim como, objetivou preservá-la a partir da construção de uma relação do movimento cultural “Carnaval das Águas” com a Escola, e o currículo em Arte do Ensino Básico. A pesquisa-ação acompanhou o processo criativo no contexto de ensino-aprendizagem voltando-se para as linguagens artísticas das Artes Visuais na sala de AEE, o que proporcionou como resultado o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo criativo de três discentes com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, assim como os avanços na discussão sobre o Ensino da Arte em espaços educacionais relacionando-o ao contexto cultural local.