A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Música. Autismo. Educação Musical. Musicoterapia.
O presente artigo propõe mostrar a importância da música na inclusão escolar de crianças autistas. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, seguido de uma pesquisa teórica, com dados coletados a partir de obras que já existem sobre o assunto. Destacam-se os estudos de diversos autores, que concordam entre si, no sentido de que a música influi diretamente no metabolismo humano, e por isso, procurou-se aplicá-la de forma terapêutica, nas enfermidades. O texto traz informações sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, como a música facilita a aprendizagem e, ainda, as diferenças entre Educação Musical e Musicoterapia. A expectativa desta pesquisadora é levar o leitor à uma reflexão, seguida de conscientização, de que a música pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida de crianças autistas, por ser uma atividade que entrelaça a fala, a linguagem, a interação social e trabalha com a funcionalidade do comportamento, através de aspectos psicomotores.