Notícias

Banca de DEFESA: MÁRCIA OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA OLIVEIRA COSTA
DATA: 14/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

O Brincar no cordão de Pássaro: uma experiência de teatro popular do Pará com alunos do Ensino Fundamental na Escola Antônia Tavares, no município de Soure, na Amazônia marajoara 


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia Marajoara; Ensino Fundamental; Cordões de Pássaros; Processo de Criação; Experiência; Espetáculo. 


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Direção Teatral
RESUMO:

Este artigo consiste em compreender, através da participação e do registro, como aconteceu o processo de criação do Cordão de Pássaro Guará do Marajó, a partir de experiências vivenciadas como professora de Artes/Teatro e atriz/brincante na turma do Ensino Fundamental da Professora/Guardiã desse teatro popular, na Escola Antônia Tavares, no Município de Soure, no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, no primeiro semestre de 2019, possibilitando a elaboração do Caderno de Direção Teatral “O Brincar no Cordão de Pássaro”. Os aportes teóricos contemplam CHARONE (2008), que tem os grupos de pássaros como escolas de formação de brincantes; LOUREIRO (2015), que define os cordões de pássaros como uma síntese da poética do imaginário da Cultura Amazônica; MOURA (1997), o qual aborda um Teatro que o povo cria; REFKALESFSKY (2001), com destaque à função dramática do figurino nesse teatro, e SALLES (1994), para quem isso constitui uma espécie de resistência do caboclo e uma forma de reação da sua cultura indígena e negra, ante à imposição do modelo europeu na região Amazônica. A pesquisa alicerçou-se em registros dos relatos das pessoas que ainda hoje fazem o Teatro dos Pássaros no Marajó e que têm guardado, na memória, o nascimento dessa manifestação, repassada pelos ancestrais através da oralidade, e traz, como metodologia, a etnometodologia, de ROD WATSON (2015), que estuda os métodos culturais usados pelas pessoas comuns, para fazer sentido dos contextos específicos de seu mundo e para converter esses sentidos em ações e interações sociais. O desenvolvimento de atividades no processo de ensino-aprendizagem, e criação em artes, voltadas ao processo criativo de montagem de um espetáculo de cordão de pássaros, uma das vertentes do teatro popular do estado do Pará, torna-se possível a partir de uma proposta peculiar onde se tem a possibilidade de participar de várias experiências que englobam toda uma forma de expressão da história, do imaginário e da cultura amazônica marajoara. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1221358 - OLINDA MARGARET CHARONE
Interno - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 022.829.332-49 - MARGARET MOURA REFKALEFSKY - UQR
Notícia cadastrada em: 11/09/2020 15:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2