NiNHO
PERFORMANCE etnobiográficaDOS MENINOS HOMENS
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; ressocialização, Teatro do Oprimido; Jogos Teatrais, Performance
Esta pesquisa desenvolvida na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides-PA teve como objetivo investigar e analisar o processo criativo da performance “O Ninho”, a fim de compreender a importância do teatro no processo de ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Apresentando uma descrição e análise de todo o processo criativo, desde a realização dos laboratórios de treinamento psicofísico, a criação, os ensaios e a apresentação para a família num dia de visita. Durante o percurso do trabalho o estímulo de competências e habilidades foi desenvolvido a partir de atividades como: preparação do corpo para a cena; vivências de práticas de ator, tais como preparação vocal, corporal, improvisação e construção de personagem; através de jogos teatrais, buscando proporcionar uma experiência coletiva prazerosa de modo que os adolescentes fossemenvolvidos pela prática teatral, despertando o vínculo e o afeto entre eles.Aproblemática investigativa que norteia esta pesquisa diz respeito a seguinte questão: de que maneira a linguagem do teatro, mais especificamente o uso dos jogos teatrais propicia estados de compreensão de si e sobre si junto aos sujeitos envolvidos no campo de investigação desta pesquisa? Em que medida os jogos teatrais através do contato com o Teatro do Oprimido, trabalhados com esses meninos e adolescentes também permitem reflexõespara além, ou em diálogo com as dimensões subjetivas desses sujeitos, ou seja, para dimensões macro da vida social?Jovem e violência é uma problemática muito grave, estamos perdendo os nossos jovens para o crime, de acordo com pesquisas da UNICEF, em cada sete minutos, em algum lugar do mundo, uma criança ou adolescente é morto pela violência. Agência da ONU aponta que o Brasil é o sétimo país que mais mata jovem. Para ilustra essa situação é apresentado um painel com dados e estatísticas, trazendo informações relativas a diversos aspectos. A investigação etnográfica foi desenvolvida por nove meses na unidade, acompanhando quinze socioeducandos. Ao fim dos laboratórios foi possível perceber que o Teatro funcionou como uma forte estratégia de educação não formal, sendo uma importante prática educativa de transformação social, em razão do seu caráter democrático e emancipatório, dessa forma desenvolvendo posturas, habilidades, discussões e reflexões capazes de fortalecer o processo de ressocialização