A MÚSICA QUE ME TOCA: UM MERGULHO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ESTUDANTES DO IFPA CAMPUS CAMETÁ
Educação musical no Ensino Médio. Artes. Canto Coral. Aprendizagem significativa.
SILVA, Stéfane Cristine Luz Freire. A MÚSICA QUE ME TOCA: UM MERGULHO NO PROCESSO CRIATIVO DOS ESTUDANTES DO IFPA CAMPUS CAMETÁ. 2019. 43 fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
O acesso às tecnologias da informação ocasionou inúmeras mudanças, iniciando um novo processo adaptativo, pois o cenário educacional mudou, mas o ambiente escolar se mantém idêntico desde o século dezenove. Uma das dificuldades dos docentes é manter os estudantes motivados a participar e aprender em suas aulas. Percebendo o gosto musical dos jovens como uma permanente fonte de pesquisa para os professores e considerando o panorama educacional atual, bem como o desenvolvimento tecnológico crescente, consideramos ser necessário repensar constantemente as práticas educativas empregadas em sala de aula. Objetivamos, pois, nesta pesquisa mediar a aprendizagem musical por meio da prática do Canto Coral, através de repertório representativo do cotidiano dos estudantes e investigar se haverá melhorias no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Música. A pesquisa foi desenvolvida através do método da pesquisa-ação, compreendendo a importância de professores e estudantes como pesquisadores, bem como o processo de reflexão durante todo o ciclo investigativo na busca por melhorias. Após a elaboração do alicerce metodológico e referencial teórico, realizamos o Projeto de Intervenção intitulado “A música que me toca: um mergulho no processo criativo dos estudantes do IFPA Campus Cametá”, com estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Cametá, produzindo durante o estudo a produção de um caderno contendo o percurso criativo e a performance musical de duas obras escolhidas, que está registrada em mídia digital. A prática pedagógica realizada neste trabalho apresenta o conhecimento ancorado na afetividade e na alegria, em conformidade a proposta do estimado educador Paulo Freire, pois acreditamos que assim é possível propiciar aprendizagem significativa.