COLORINDO SABERES: a cor no processo de ensino e aprendizagem em experiências pictóricas de alunos da Escola Estadual Augusto Antunes.
Cor. Ensino. Cotidiano. Experiência. Processos Criativos
Este artigo apresenta uma abordagem pedagógica de experiências com a cor através de práticas educativas construídas durante oficinas de artes plásticas na Escola Estadual Augusto Antunes em Santana-AP, com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Objetivando criar uma proposta de ensino da cor que promova acontecimentos perceptivos. Buscando a experiência na cor enfatizando a percepção , competências e habilidades voltadas para a reflexão das vivências diárias dos alunos. A pesquisa organizou um conjunto de práticas usando algumas ferramentas pictóricas (tintas, lápis de cor e outros), que juntas fazem parte do instrumento pedagógico chamado Lata Artística, para ser usado como mecanismo facilitador de ensino pelo professor mediador. A experiência com as cores foi direcionada por três dimensões: a compreensão, análise e experimentação.