CRIANDO COM A FLAUTA DOCE: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MÚSICA.
Flauta Doce, Ensino Musical, Aprendizagem Musical, Criatividade, Escola de Educação Básica.
O objeto deste artigo consiste na flauta doce como ferramenta de desenvolvimento musical. Parto da pergunta: como atividades musicais com flauta doce podem constituir um processo de ensino e aprendizagem musical criativo e, assim, torná-la ferramenta de incremento do desenvolvimento musical dos alunos de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará? Minha hipótese é de que práticas com a flauta doce podem proporcionar melhor desenvolvimento musical quando consistem em processo de ensino e aprendizagem que envolve ações metodológicas viabilizadoras da participação ativa e criativa dos alunos. Tracei como objetivo deste artigo: analisar atividades que por mim vêm sendo experimentadas no ensino da flauta doce com aquela turma, refletindo sobre os procedimentos por meio dos quais: 1- os conhecimentos em música são construídos com protagonismo criativo dos alunos e 2- tais atividades favorecem o incremento do desenvolvimento musical dos alunos daquela turma. A experiência foi realizada no espaço de sala de aula onde ministro os conteúdos musicais da disciplina Artes utilizando a flauta doce. No que se refere aos procedimentos técnicos metodológicos, trabalhei no âmbito da pesquisa-ação. A importância deste artigo (e do livro que o acompanha) está na contribuição que pretendo dar ao ensino da Música na disciplina Artes na Escola de Educação Básica.