Quando nas imagens estou a viajar posso até poetizar: um estudo sobre experiências de leituras de imagens/obras na EJA da Escola Estadual Dr. Justo Chermont.
Leitura de imagens/obras, Educação de Jovens e adultos, Cultura visual
Este artigo é fruto de experiências vividas nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Justo Chermont através de práticas arte-educativas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Tem como objetivo analisar experiências de leitura de imagens/obras nas aulas de Artes Visuais como um processo de ensino/aprendizagem que valorize a formação artística, estética e cidadã na Educação de Jovens e Adultos da referida escola, a partir das imagens/obras que compõem a maleta “viagem na imagem”. Deste modo, discorre sobre as diferentes categorias da imagem enfatizando suas interrelações, evidenciando suas funções primordiais, a saber, linguagem e conhecimento, e seus processos educativos e de subjetivação, passando inicialmente pelas reminiscências imagéticas de infância. Na esperança de reverberar em um processo pedagógico imagético, e analítico-interpretativo cooperativo. A discussão de leitura de imagens/obras ainda está sendo empreendida através das três temáticas propostas na maleta artístico-didática Viagem na imagem: Trabalho e Cidadania, Relações Étnico-Raciais e Patrimônio e Memória.