LADRÕES DE MARABAIXO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL: ensino-aprendizagem de cultura popular da Amazônia no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP/Campus Santana.
Palavras-chave: Ladrões de Marabaixo; cultura amapaense; identidade cultural; composição musical; educação profissional.
A pesquisa teve por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de criação musical de ladrões de Marabaixo no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/ IFAP – Campus Santana. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa com foco na pesquisa-ação embasado em Thiollent (1986) possibilitando o envolvimento de modo cooperativo e participativo dos alunos de nível médio na forma integrada do curso de Publicidade do IFAP, uma turma com 31 colaboradores que participaram da investigação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observação, entrevista e questionário que contribuíram para a compreensão do objeto de estudo – a criação musical dos ladrões de Marabaixo. O referencial teórico da pesquisa está centrado nos estudos de Videira (2020), Sales (1971), Pereira (1989) e Loureiro (2007) que discutem questões concernentes às culturas populares da Amazônia, com destaque para a cultura do Marabaixo. Bastian (2009), Souza (2008) e Penna (2015) se voltam para a pesquisa em Educação Musical no contexto escolar. As pesquisas de Fleury (2009), Geertz (2017) e Hall (2005, 2016) dão base para a compreensão da cultura numa perspectiva sociológica e da identidade cultural, e outros. O pesquisador evidencia o que se discute na Educação Profissional e Tecnológica: sua função social de não apenas formar um profissional para o mercado de trabalho, mas um ser humano que compreende a sua história, suas culturas, o contexto social que está inserido, e ainda com habilidade de interagir com a sociedade em ideias, no meio ambiente e de forma política, reinventando sua história e de sua comunidade na perspectiva de pertencimento de suas culturas. Como produto do estudo o pesquisador apresenta um E-book contendo os procedimentos metodológicos e a produção dos estudantes em sala de aula sobre os Ladrões de Marabaixo, consistindo em partitura das composições e desenhos utilizando a técnica artística computacional e técnica de desenho e pintura a mão livre que irão ilustrar o livro digital.