SOLFEJO E LEITURA DO PERÍODO BARROCO Avaliando o método de Montéclair - Princípios da Música (1736)
MONTÉCLAIR, MÉTODO DE SOLFEJO, BARROCO, INTERPRETAÇÃO MUSICAL
RESUMO
Esta investigação tem como objeto de pesquisa o método Princípios de Música dividido em quatro partes (1736) de autoria do instrumentista, compositor e pedagogo francês Michel Pignolet de Montéclair (1667-1737), em especial os dois primeiros capítulos. A meta deste trabalho é traduzir e analisar esses capítulos para o português e disponibilizar essa tradução para consulta dos alunos da Escola de Música da UFPA e comunidade de artistas e pesquisadores interessados na execução historicamente informada (HIP1 ) da música do período. A relevância deste trabalho está em fornecer tradução para o português dos capítulos de solfejo e ritmo, que serão de grande utilidade para os estudantes de música e também os intérpretes da música barroca deste país, coroando um percurso que se iniciou no Grupo de Música Antiga da FCG2 , há trinta anos; informações que foram colhidas ao longo desse percurso de maneira pontual, com as informações sendo lentamente obtidas. Os autores com os quais vamos dialogar nesta investigação são os seguintes: N. Harnoncourt, R. Donington, E. Green, D. Tunley, J. Dewey, P. Barbier, C. Keffer, Palacios Quiroz, M. P. de Montéclair e verbetes do The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Essa bibliografia contém textos sobre a vida musical do autor, historiografia do período e sobre a execução historicamente informada da música antiga3 . Iniciamos com a tradução dos trechos selecionados, seguimos com a aplicação do material com os alunos e, utilizando a metodologia da pesquisa-ação com os dados coletados por meio de relatórios diários das intervenções em dez encontros, analisamos os resultados de forma qualitativa.