Propostas para o Ensino e Aprendizagem da Flauta Doce, e da Gramática Musical na Educação Básica.
Ensino de Música; Música Midiática; Flauta Doce; Gramática Musical.
Este trabalho apresenta novas perspectivas para o ensino de música e de flauta doce na educação básica, tendo como base as músicas midiáticas que, no viés da pesquisa, são aquelas ligadas à cadeia musical midiática em que os aspectos comerciais são os melhores evidenciados, e cujo ponto de partida é o esforço para atingir o maior número de ouvintes. Esta música desenvolve-se através da divulgação via cinema, rádio, TV, Computador, smartphones, por exemplos. Partindo da minha experiência como professor, esta pesquisa fundamenta o material didático, elaborado e utilizado por mim, baseado na vivência musical dos meus alunos no seu cotidiano. O referido material didático apresenta atividades com os fundamentos teóricos e práticos da música, se apoiando nessa escuta voluntária ou involuntária dos alunos no seu cotidiano, e, se apropriando deste arcabouço musical adquirido de maneira intuitiva, para facilitar a compreensão de aspectos complexos da teoria e da prática musical. Esta pesquisa teve como suporte a investigação qualitativa para aprofundar, sistematizar e credibilizar o seu estudo no âmbito da metodologia de investigação a partir de diferentes fontes. Segundo Rodriguez (2009 apud MEIRINHOS E OSÓRIO, 2010, p.50) “a expressão investigação qualitativa tem sido usada como designação geral para todas as formas de investigação que se baseiam principalmente na utilização de dados qualitativos, incluindo a etnomusicologia, a investigação naturalista, os estudos de caso, a metodologia de histórias de vida, as aproximações bibliográficas e a investigação Narrativa”.